O Delineador Perfeito
- Victoria Rodrigues
- 18 de out. de 2015
- 3 min de leitura
Oi gente!
O uso do delineador nos olhos faz parte da rotina da maquiagem há muito tempo. Cada década teve sua particularidade, mas sempre gerou muitas dúvidas e dificuldades. Hoje vou dar algumas dicas que vão fazer você rever a forma de passar delineador e ficar com os olhos lindos! Assistam esse vídeo:
A ideia do delineador mais baixo e alongado é ideal para quem tem olhos pequenos e fundos. Só não vale para quem tem os olhinhos mais caidinhos, aí a tática é subir o delineado.

Tipos de delineador
Delineador Líquido – É o tradicional, mas também pode ser o mais difícil de aplicar. Isso porque o produto é um pouco mais “molhado” e é mais difícil de medir a quantidade que você vai aplicar nos olhos, o que pode acabar fazendo você borrar.

Delineador em Gel – O delineador em gel tem que ser aplicado com um pincel chanfrado, o que permite você dosar a quantidade de produto a ser aplicada. Ele também é mais consistente, o que torna mais difícil de borrar. O resultado dele, muitas vezes, é um preto mais intenso do que os outros modelos.

Delineador em Caneta – Desde que chegou ao mercado, esse tem sido o queridinho da maioria das mulheres e maquiadores ao redor do mundo. Isso porque o modelo é muito prático, dando bastante firmeza à mão e o produto é mais seco, dificultando que qualquer esbarradinha faça você borrar, outra vantagem é que você pode escolher a ponta do seu gosto: fina, média ou grossa.
Traços
Vocês sabiam que existe um traço mais indicado para cada tipo de olho? Assim como a gente faz o counturing, escurecendo algumas áreas para parecerem menores e iluminando outras para parecerem maiores, a gente também pode fazer alguns truques para dar a ilusão de diminuir ou aumentar os olhos. Lembrando que isso não quer dizer que você deve, obrigatoriamente, seguir aquele traço só porque ele é indicado para o seu olho. Se você tem olhos grandes, nada impede que você os destaque, deixando-os ainda maior, né?
Os olhos pequenos pedem o traço fininho e bem rente aos cílios ou um pouco mais grosso no canto externo dos olhos. Isso dá a ilusão de olhos maiores. Uma outra dica para aumenta-los é aplicar um lápis bege ou branco na linha d’agua.
Olhos grandes, traço grande e bem retinho, com a linha sempre da mesma espessura. O tom escuro do delineador também ajuda a diminuí-los.
Para disfarçar os olhos fundos, vale o mesmo truque utilizado nos olhos pequenos: o traço fininho no canto interno, engrossando à medida que chega ao canto externo.
Para olhos orientais, o delineado de gatinho não é indicado, porque ele acaba puxando ainda mais o olhar. O mais indicado é o traço fino ou médio, rente aos cílios.

Dicas
Para não borrar na hora de aplicar é sempre bom manter o braço que você está segurando o pincel apoiado em algum lugar. Isso vai dar mais firmeza às duas mãos na hora de desenhar o traço.
Olhar no espelho de baixo para cima, posicionando ele abaixo do seu rosto, pode ajudar. Dessa forma, quando você for aplicar o delineador, os cílios vão parecer estar fora do caminho, e você vai ter uma noção melhor do que está fazendo ali.
Para fazer o gatinho, você pode colar uma fita adesiva (indico micropore!) saindo do canto do seu olho até o final da sobrancelha. Depois, é só puxar o traço seguindo a fita – ela vai garantir que o desenho dos dois lados seja igual e que o traço não fique borrado.
Se você tem a pálpebra um pouco mais enrugadinha, aquele truque de puxar o olho para desenhar e depois soltar pode não dar certo. Quando você soltar, pode ser que o traço fique craquelado.
Nada de usar esse mesmo truque na hora de fazer o gatinho! O traço vai acabar ficando deformado, já que sua pele esticada superficialmente é diferente do natural.
Se você não tem experiência, não faça o traço inteiro de uma vez só. Descubra da onde você tem mais facilidade para começar: do meio, canto externo ou inteiro dos olhos. Depois disso, vá fazendo vários tracinhos, aos poucos, até formar o traço.
Sempre tenha um cotonete com um pouco de demaquilante à mão. Para corrigir qualquer borrado do gatinho, aplique um pouco de corretivo no cotonete e passe, com cuidado, logo abaixo do traço.
Sempre deixe o rímel para depois! Os cílios são os maiores “inimigos” na hora de fazer o delineado, e se estiverem com máscara, acabam ficando mais espessos e atrapalhando ainda mais.
Produtos

E ai, gostaram?
Beijos!
Comentários